Gostou deste artigo?
Temos outros que podem interessar!
Imagine que você precise avaliar 500 vendedores, os testes de soft skill apontam boa comunicação, capacidade de persuasão etc. Essa avaliação é boa, mas ela fica incompleta sem o hard skill. Afinal, se você não sabe se eles conhecem técnicas de vendas para bater metas, como vai conseguir avaliá-los? Entrevistar cada um? Ora, o gerente não tem esse tempo e nem o próprio RH.
É preciso filtrá-los em hard skills também. Testes de lógica não vão detectar, no caso do exemplo, quais são os vendedores que têm habilidades técnicas necessárias.
Usando o caso citado acima, aplicar teste de lógica é um erro comum. A verdade é: você não precisa saber se o candidato tem um bom raciocínio lógico, você precisa saber se ele será um bom vendedor, uma boa engenheira ou um bom programador. Estes testes detectarão as reais habilidades técnicas necessárias para a vaga, no caso de vendedores, conhecimento sobre as técnicas de vendas como Spin Sales ou Receita Recorrente, no caso de programadores, conhecimento em TI. Algo muito mais apropriado do que testes de lógica. Para isso, você precisa de um teste de especialidade. Estes testes detectarão as reais habilidades técnicas necessárias para a vaga, no caso dos vendedores, conhecimento sobre as técnicas de vendas como Spin Sales ou Receita Recorrente. Algo muito mais apropriado do que testes de lógica.
Testes online de especialidade aplicados em processos de recrutamento e seleção detectam o quanto um candidato conhece tecnicamente sobre as funções que vai desempenhar em um cargo. Estes testes podem ser aplicados para diversas áreas e são muito mais apropriados e assertivos.
Testes de especialidade online avaliam o quão especialista (trainee, júnior, pleno ou sênior) é o candidato para uma vaga, o que os tornam mais adequados para aplicação em processos seletivos;
Como o teste de especialidade vai avaliar objetivamente as habilidades técnicas do candidato nas funções que ele vai desempenhar, acabam sendo mais objetivos e consequentemente mais eficazes;
O RH saberá exatamente o que está sendo avaliado no processo seletivo;
Ele será avaliado no que ele sabe sobre as funções que ele realmente irá desempenhar;
Testes de especialidade online são mais justos do que os testes de raciocínio lógico, pois permitem avaliar o que o candidato já sabe – ou pelo menos deveria saber.;
Em uma pesquisa que fizemos com mais de 2000 candidatos, quase 70% preferem testes de especialidade justamente por avaliarem o conhecimento técnico das funções e atividades que eles desempenharão na vaga.
69.5% dos candidatos que pesquisamos preferem testes de Especialidade no lugar de testes de Raciocínio Lógico. Participar de um processo seletivo no qual o candidato não está sendo avaliado de verdade traz insegurança e, muitas vezes, até afasta o candidato que poderia ser ideal para a vaga!
Conheça a Rankdone e descubra como a RIA e a aplicação de testes podem deixar o seu processo seletivo mais ágil e mais assertivo. Fale agora pelo WhatsApp ou preencha o formulário abaixo.
Temos outros que podem interessar!
Qualquer vaga que você estiver tentando preencher, um teste de especialidade online será mais adequado do que um teste de raciocínio lógico ou um teste vocacional.
E a Rankdone possui mais de 4000 testes de especialidade em diversas áreas.