Melhores práticas para sua pontuação e vendas no Rankdone

Imagine que um gestor técnico ou um gestor de RH está prestes a comprar um teste para uma vaga. Ao procurar pelo teste que procura, ele acha dois e os dois se apresentam da seguinte forma:


4.7 estrelas nos últimos 12 meses
(6042 avaliadores)


4.3 estrelas nos ultimos 12 meses
(113 avaliadores)


3.5 estrelas nos últimos 12 meses
(416 avaliadores)

Qual você acredita que receberá o valor da compra? E bem provável que a decisão esteja entre os dois primeiros e não dificilmente o de 4.7 receberá o pedido. Logo é importante você cuidar das estrelas do seu teste e das suas questões. Veja abaixo como funcionam as métricas de estrelas e dicas importantes para autores e tradutores para você manter seu teste saudável e rentável

Comentário Positivo: ou

Comentário Neutro:

Comentário Negativo: ou
Este tipo de comentário, pode ser qualificado por 4 categorias e poderá pausar o autor (veja item Qualificação Negativa abaixo).

A apresentação se dá da seguinte forma:

Métricas para as estrelas

Exemplo da plataforma com pontuação

Como são quantificadas as estrelas

Neste caso, este autor teve ao todo 82 comentários, distribuídos por estrelas conforme a imagem. O cálculo da avaliação dele se deu da seguinte forma:

Numero de Estrelas Quantidade Estrelas % % Arredondamento X de 5 Estrelas
47 57.32% 57.00% 2.85
17 20.73% 21.00% 0.84
8 9.76% 10.00% 0.3
4 4.88% 5.00% 0.1
6 7.32% 7.00% 0.07
Total 82 100.00% 100.00% 4.16*

*4.16 foi arredondado para 4.2

O número 4.2 de 5 estrelas, se dá pela soma da multiplicação do percentual de estrelas pelo tipo (5, 4, 3, 2, ou 1) de estrela. Coluna “X de 5 Estrelas”.

Qualificação Negativa

Quem está comprando, poderá qualificar negativamente um comentário, escolhendo na qualificação negativa um dos 3 itens abaixo:


Questões erradas

Neste caso, o gestor técnico avaliou que existem questões ou com perguntas mal elaboradas ou com respostas dúbias ou também erradas. Neste caso ele obrigatóriamente deve apontar ao autor os erros para que o autor possa corrigir. O autor, após a correção, pode devolver o dinheiro ao gestor técnico via solicitação à plataforma Rankdone e solicitar que o gestor técnico remova a avaliação negativa. O nível máximo de Questões erradas que o autor pode ter deve ser <1% do total de avaliações. Quando esse número ultrapassar 1%, sua conta será pausada para ele rever sua estratégia.

Tradução

Neste caso, o gestor técnico aponta erro na tradução para o autor. O autor e o tradutor recebem a notificação e após a correção, podem devolver o dinheiro ao gestor técnico via solicitação à plataforma Rankdone e solicitar que o gestor técnico remova a avaliação negativa. O nível máximo de Questões erradas que o autor pode ter deve ser <1% do total de avaliações. Quando esse número ultrapassar 1%, sua conta será pausada para ele rever sua estratégia.

Nível das questões diferentes do nível do teste

Neste caso, é provável que as questões sejam básicas para um nível sênior, ou vice-versa e a recomendação é o autor calibrar melhor o seu teste ajustando para baixo ou para cima o nível das questões e para qual especialidade destina-se. O autor, após a correção, pode devolver o dinheiro ao gestor técnico via solicitação à plataforma Rankdone e solicitar que o gestor técnico remova a avaliação negativa. O autor, após a correção, pode devolver o dinheiro ao gestor técnico via solicitação à plataforma Rankdone e solicitar que o gestor técnico remova a avaliação negativa. O nível máximo de Questões erradas que o autor pode ter deve ser <1% do total de avaliações. Quando esse número ultrapassar 1%, sua conta será pausada para ele rever sua estratégia.

Plágio

Neste caso, o comprador detectou plágio no seu teste ou na sua questão. Esta, para a plataforma é considerada falta grave e o autor ou tradutor têm 24 horas para responder, corrigir ou deletar. Passadas 24 horas, o autor será pausado enquanto não resolver a questão do plágio. Caso não se resolva em 72 horas, a conta será congelada e somente será reativada, depois da solução do problema apontado. O plágio poderá ser denunciado não somente por compradores, mas também por tradutores e outros autores. Neste caso específico, quem está denunciando, deverá apontar a matéria-prima original que gerou o plágio. Não é aceita nenhuma questão apontada como plágio. Numa situação duvidosa, em que não se é compravado ou não plágio, a plataforma arbitrariamente decidirá se a questão ou teste irá permanecer ou não.

Este tipo de qualificação negativa, quando maior ou igual à 1% do total de comentários, terá como consequência, pausar o autor.

Avaliação de questão ou teste

O gestor técnico poderá avaliar somente uma questão ou semente um teste. Se a avaliação for de um teste, todas as questões terão reflexo exatamente igual a do teste. No caso de um autor com alta reputação, que teve sua questão inserida dentro de um teste com avaliação ruim pelo comprador, poderá solicitar ao comprador para eliminar a avaliação específica daquela questão, mantendo todo o restante para o autor do teste.

Dicas importantes para autores e tradutores

  1. Fique atento à qualificações negativas. Elas são de extrema importância para refletir sua reputação na plataforma. Você poderá contestar qualquer qualificação negativa via a plataforma, como também corrigir a indicação feita pelo seu cliente, devolver o dinheiro e solicitar a remoção de tal qualificação.
  2. Sua reputação (quantidade de estrelas) refletirão suas vendas. A plataforma estará cobrando constantemente avaliação do que foi comprado.
  3. A união das palavras chaves (tags), com o nível do teste (junior, sênior, pleno) com o setor, área e especialização, deverá representar exatamente a tradução do que se refere sua questão ou seu teste. Uma calibragem errada nestes itens, poderá levar a um gestor técnico comprar erroneamente seu teste, fazendo com que possivelmente a avaliação dele para seu teste, seja negativa. Evite tags repetidas para uma mesma questão. Evite misturar questões de junior, senior e pleno num mesmo teste. Evite generalidades de questões para especializações definidas, como por exemplo, uma especialização Java para Sênior, ter testes de lógica com PHP.
  4. Tanto tradutores, quanto autores, devem ficar atentos à mensageria da plataforma e procurar responder em um prazo médio de 24 horas. A mensageria conterá informações e solicitações importantes de tradutores, autores, compradores e mesmo do assistente da plataforma. Ela é seu canal de comunicação com os demais usuários.
  5. Os tradutores serão sempre convidados à fazerem tradução ou poderão solicitar fazerem traduções. Evitem copiar questões de outra língua para lançá-las no seu país de orígem. A plataforma detecta plágio e o plágio é falta grave que pode gerar expulsão da plataforma.