Qual é o melhor sistema de recrutamento e seleção para minha empresa?

Você provavelmente está buscando no mercado algum sistema de Recrutamento e Seleção para automatizar as vagas de sua empresa. Os gerentes possivelmente estão pressionando o RH pois precisa de mais agilidade e divulgação das suas vagas. Mas entre tantas opções que existem no mercado, qual a melhor para sua empresa?

Muitos Sistemas de Recrutamento e Seleção lhe farão perder tempo.

É fato que se você pesquisar as soluções disponíveis, você terá à mão várias opções. Provavelmente todas são boas mas muitas lhe farão perder tempo pois muitas tem funções que provavelmente você não precisa e além de pagar por elas, estará lhe custando um tempo no processo de escolha que lhe dificultará enxergar melhor o que precisa.

O que você precisa saber para que um Sistema de Recrutamento e Seleção atenda sua empresa?

Se você for olhar o mercado de sistemas de Recrutamento e Seleção para tentar identificar o que melhor lhe atende, você nunca conseguirá finalizar o trabalho e vai provavelmente escolher uma plataforma que não é a cara da sua empresa. O melhor a fazer é responder às seguintes perguntas:

  • Sua empresa é grande, pequena ou média? Tamanho tem diferença...
  • Você quer automatizar o processo já existente ou você quer agilizar, reduzir o processo atual? Automatizar é diferente de agilizar o que existe...
  • Quais são as funcionalidades essenciais que precisa? Não vá na linha do que o vendedor tem para te oferecer…

Sua empresa é grande, pequena ou média? Tamanho tem diferença…

As soluções de sistemas de recrutamento e seleção do mercado precisam ser divididas para atender pequenas, médias e grandes. Normalmente nenhuma solução feita para grande, poderá caber como uma luva para a média ou pequena. Se servir, você provavelmente estará pagando mais caro. Veja os pontos principais desse mercado:

  • Sistemas de Recrutamento e Seleção desenhados para as grandes, são caros, robustos e tem funcionalidades para times de RH distribuídos. Esses são os que grandes empresas como Danone, AB-Inbev, Unilever, Ambev, Stone, etc utilizam. Muito provavelmente terão tudo e mais um pouco que as médias e pequenas precisam;
  • Sistemas de Recrutamento e Seleção que estão atendendo as grandes, pequenas e médias, como uma coisa só, podem não estar atendendo ninguém bem;
  • Sistemas desenvolvidos só para pequenas empresas e médias provavelmente são poucas e possivelmente muitas não assumem esse público porque querem vender para os grandes, onde a receita é maior. Acaba sendo uma oportunidade de foco para essas empresas mas uma forma de descobrir é pedir a lista de clientes. Não tendo grandes, provavelmente a solução é mais para pequena e médias.
Saber que você não é grande, vai te dar um pouco mais de trabalho na escolha e ela terá muito mais a ver com as outras duas perguntas. Se no entanto você é grande, você cairá em 6 possíveis possibilidades no mercado. As funcionalidades é que serão importantes.

Você quer automatizar o processo já existente ou você quer agilizar, reduzir o processo atual? Automatizar é diferente de agilizar o que existe…

Se você é grande e quer automatizar, não terá mais que 6 opções no Brasil. Se é uma multinacional, você vai optar por algo decidido na Matriz.

Se você é grande e quer reduzir o processo atual, talvez valesse olhar as soluções de sistema de recrutamento e seleção para médias empresas. As 6 soluções poderão lhe atender mas poderá a fazer tudo igual que fazia, sem perceber. É preciso matar processos. Só soluções para as pequenas e médias matam. As soluções para média empresa, obrigarão você a simplificar seus processos.

Se você é médio e quer automatizar o que existe no seu RH, terá que provavelmente ir numa linha de um sistema de recrutamento e seleção robusto que permita configurações e ajustes para que ele se adeque muito próximo do que você tem. Esses 6 possuem essas configurações só que você vai pagar por isso e terá que aguardar o setup inicial. Isso demora e você não tem poder como uma grande. A melhor saída seria procurar uma solução para empresas médias.

Se você é médio e quer reduzir o processo atual, colocando agilidade, você terá mais opções no mercado. Nessa hora é importante você ir para funcionalidades. Você possivelmente terá mais flexibilidade para se adequar ao sistema de recrutamento e seleção que escolher. Essa parece ser a melhor opção pois nenhum processo é tão importante que não possa ser mudado. Você pode, por exemplo, querer que o gestor insira a Descrição da Vaga para o RH e ele mesmo abra a vaga. O restante é com o RH. Essa divisão de tarefas está sendo uma prática que começa a ser adotada no Brasil. O dono da vaga usa o RH como apoio apenas.

Se você é pequeno, você possivelmente não tem RH e tanto faz se você quer automatizar o que já existe ou dar mais agilidade conforme o sistema de recrutamento e seleção escolhido. Você terá que se adaptar ao que tem no mercado e alguns dão boa agilidade. Essa agilidade estará presente nas funcionalidades que escolher.

Quais são as funcionalidades essenciais que precisa? Não vá na linha do que o vendedor tem para te oferecer…

Veja as funcionalidades abaixo que você vai encontrar em sistemas de recrutamento e seleção no mercado tanto para grandes, médias e pequenas empresas. Você precisa montar uma tabela sua do que você quer e buscar no mercado propostas que contemplem na prática essas funcionalidades. Cuidado com dois pontos: 1) O vendedor precisa demonstrar na prática essas funcionalidades. 2) Questione qual será o tempo de setup destas funcionalidades.

Funcionalidades Existem na Rankdone ?
Página de carreiras Sim, para pequenas e médias empresas.
Divulgação da vaga em parceiros como Google, LinkedIn, Twitter, etc. Sim.
Fluxos das diversas etapas do processo, customizável para cada área, gestor... Não.
Registro de decisões e comunicação do RH com o Gestor sobre os candidatos e as vagas Sim.
Testes diversos, de digitação, técnicos, de fit cultural, de competências Sim, inclusive personalizados, privados ou desenvolvidos sob demanda. A Rankdone já é o maior marketplace de testes do Brasil, se já não for do mundo, pois ela está inserida no mercado colaborativo de testes.
Permite questões com pesos diferentes e níveis de vagas diversos para cálculo da pontuação, evitando considerar tudo e todos exatamente iguais Sim.
Permite testes para pessoas com necessidades especiais Sim. Recomenda-se testar com a própria Rankdone antes do disparo.
Detecção de tentativas de fraudes nos testes Sim.
Banco de currículos para consulta de candidatos Só o da própria empresa. Cuidado com esse item. Com a nova lei de Proteção de Dados dos Usuários, tornar-se há ainda mais confuso esse tipo de serviço. Imagine uma empresa X que usa um sistema Y. Esse sistema Y pode colocar à disposição o banco de talento da empresa X? Informe-se para não acreditar no conto do vigário.
Colheita customizada de dados do candidato no momento de preenchimento da vaga Sim.
Leitura automática dos dados para decisão de quem chamar para entrevista A Rankdone usa os resultados dos testes para ranquear quem trazer para entrevista. Ela não usa currículo para eleger o melhor candidato porque existem currículos lindos que não reflete exatamente o que o candidato sabe.
Exportação dos dados Sim.
Comunicação com o candidato durante todas as etapas do processo Sim no que diz respeito apenas aos testes técnicos, de fit cultural e comportamental
Feedback de conteúdo Sim. Talvez a Rankdone seja a única plataforma do mercado que envia links de auto estudo para o candidato estudar o que errou nos testes.
Boa Experiência do usuário em Celular, Tablet ou Computador Sim.
Suporte rápido a candidatos no Brasil Sim.
Suporte rápido aos recrutadores no Brasil Sim.
SLA para atendimento Sim.
Métricas para decisão com base em critérios estritamente técnicos Sim.
Auto-escalável evitando gargalos para Recrutadores e Candidatos Sim. Imagine diversas empresas usando a plataforma e de repente uma empresa decide enviar testes para 100.000 candidatos… Você não pode sofrer por performance nessa plataforma.
API para se integrar à outras plataformas (por exemplo outro ATS ou sistemas internos) que o cliente utiliza Sim.
Tem casos de uso no Brasil e fora do Brasil Sim.
Esse sistema de recrutamento e seleção é feito para a grande, média ou pequena? Pequena e Média. Para a Grande somente a disponibilização do Marketplace de Testes integrados à outras plataformas de Recrutamento e Seleção